“Um dia memorável”- palavras do professor Anderson Augusto da Encarnação.



Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019 às 22:44:00 



No dia 21 de novembro, o Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental realizou uma apresentação com cara de vernissage, pois a união das turmas das oficinas socioeducativas, proporcionou uma apresentação inédita, que homenageou não só a raça negra, mas toda historia dos antepassados. Raízes não só de um país, mas de um mundo que se orgulha dessa cultura rica. 

 

O evento aconteceu às 19 horas do dia 21, na quadra poliesportiva das escolas Angelina Ricci Vezozzo e Caetano Vezozzo (Estadual e Municipal).


Centenas de alunos e colaboradores uniram suas forças e mostraram o que estão aprendendo nas oficinas com maestria, discernimento e muita veracidade.


A apresentação foi elaborada pelo professor Anderson, que contou com o apoio total de toda estrutura da Escola Profissionalizante Professor Milton de Faria Ribeiro.


Entre convidados, a Secretaria de Assistência Social Ana Paula Moro Rafael representou o prefeito Neto Haggi que cumpria agenda na capital paranaense, mas que recebeu imagens e vídeos desta no mesmo momento.


Nos dias de hoje é muito importante ressaltar quão valorosa e rica é a nossa diversidade da Cultura afro-brasileira e o mundo em que vivemos cercados de julgamentos, preconceitos limitações e discriminações por causa de raça, cor de pele, etnia, religião, condição financeira e posição social. A consciência negra em si acaba sendo um meio para grandes mudanças de jovens, adolescentes, crianças e idosos ou dependendo da faixa etária, é o momento de se encontrar.

 

“Eu sendo um professor negro e pai solteiro, destaco a grande importância de estarmos ressaltando o orgulho que sentimos da nossa pele, da nossa vida, da nossa crença, e principalmente daquilo que acreditamos. Para isso, levantamos todos os dias de manhã para ir à luta, não sou apenas eu, mas como grande parte da população brasileira. O 20 de novembro serve para reforçar essas energias e as forças para poder arrebentar as correntes que nos prendem nos dias de hoje, sejam elas pelo preconceito ou pela limitação que nos é imposta. Esta foi o início das idéias para se montar essa apresentação na noite do dia 21 por meio das oficinas. Devemos tomar isso como dever e trazer aproximações das realidades que nós desconhecemos.

Abordamos temas que, apesar de estarmos há tempos convivendo em sociedade e que são registrados na nossa Cultura, ainda devem ser sim serem abordadas por serem muito modernos e contemporâneos e que devem ser quebrados e abolidos, assim como foi a escravidão, devemos também abolir o nosso preconceito.


A apresentação Laços e Correntes resgata no momento histórico em que o negro tem a sua história perdida quando é vendido como escravo e veio trabalhar aqui no Brasil. Traçamos momentos que podemos homenagear um pouco da manhã África, sendo ela o continente e berço do mundo, homenagem prestada através da cultura da dança e do canto dos negros, que foram trazidos para o Brasil e que, se reergueram em suas crenças e a em sua estrutura familiar, e que depois, foram abandonados com uma falsa idéia de libertação e a linguagem cênica, a linguagem musical e a linguagem do corpo através da dança, representamos essas mudanças temporárias do ano de 500 do Brasil acerca do ano 2019, quando a grande população negra acaba se encontrando segregada em periferias á margem do crime, da violência e da defasagem social, tanto pelo governo, como pela sociedade. “Representar isso é mostrar para essas crianças a possibilidade de mudar a possibilidade de sermos autores da sua própria história, é isso que as oficinas em que atuo no Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental faz. Demos uma repaginada de visões sobre o futuro e, com as escolhas que podemos fazer, ainda não será fácil, mas através de muita luta conseguiremos sim alcançar grandes méritos e grandes metas”.

 

O que é um assunto que ainda gera muita polêmica?

 

O que é o mérito, apesar de uma grande dificuldade social?

 

A apresentação abordou muito isso. Teve dança afro, informações de como era o castigo do negro que vivia escondido para poder clamar com a sua crença por misericórdia, como foi a mudança da pessoa se reconhecer negra em um mundo no qual, tempos atrás, a beleza negra não era tão reconhecida. Inclusive, hoje muitas das nossas meninas adolescentes reconhecem e têm orgulho dos seus cachos e da sua pele negra. Também foi abordada a independência da mulher negra e da figura da mulher que deve ser sempre ressaltado e destacado.

 

“Falar do negro é falar da sociedade brasileira. Não há como diferenciar uma coisa de outra. Fico muito contente pela participação e pelo convite de estar fazendo parte do Instituto Bourbon. Estar junto com os alunos em uma apresentação que foi um grande sucesso.

Sou grato a Deus por sempre me iluminar e a cada dia, permitir que eu saia da minha casa para poder trabalhar, acreditando que, naquele dia, eu posso mudar por alguns minutos ou algumas horas, a vida de um adolescente. Também sou grato aos meus pais que sempre me motivaram e me orientaram a fazer e a exercer aquilo que eu amo: a arte. Também agradeço ao meu filho Pedro Henrique, pois tudo que faço na minha vida e tudo o que proporciono aos meus alunos hoje, é o que eu espero que meu filho encontre amanhã, para que ele possa viver em um mundo melhor.


Agradeço aos pais dos alunos que confiaram em minha idoneidade, credibilidade de serviço, pois vocês depositaram uma grande confiança para eu poder estar junto com seus filhos proporcionando uma arte informal e um meio educativo de se aprender. Isso é aprender vivenciando grandes experiências. Agradeço ao diretor Prof. Tinelli e a toda equipe técnica: Cris Liga, Roberta (nossa psicóloga), Andreza (nossa gerente fiscal) e a toda equipe de manutenção, Gilberto, Paulo e Luciana, ao Jomar e a Fernanda, que deram todo o suporte para que tudo isso acontecesse. É com muita gratidão, muito orgulho e grande satisfação no coração que eu espero que essa apresentação seja a primeira de muitas outras que ainda teremos. Eu sonho em termos uma forte cultura para nossa querida cidade chamada Cambará e sua comunidade, que tem muito ainda á receber e merece toda essa exposição em apresentar para nossos alunos e convidados, a nossa história, o nosso legado, o orgulho de ser negro. Muito obrigado por tudo!”


25 de março de 2025
Início das Oficinas Socioeducativas do Instituto Bourbon: Uma Semana de Aprendizado e Transformação!
11 de março de 2025
Instituto a todo vapor! Veja os cursos que já começaram em 2025
24 de fevereiro de 2025
Oficinas 2025: Mais oportunidades, mais transformação!
3 de fevereiro de 2025
Retrospectiva 2024: Os Destaques dos Cursos Profissionalizantes do Instituto Bourbon em Parceria com o Sistema S
16 de janeiro de 2025
Transformando Vidas: Como foram as Oficinas Socioeducativas do Instituto Bourbon em 2024
10 de dezembro de 2024
Parabéns aos Novos Profissionais: Conclusão de Cursos de Programação de Sistemas e Alongamento de Cílios Volume Russo
21 de novembro de 2024
Instituto Bourbon e Senai: Mais uma turma conclui o curso de Interpretação de Desenhos Técnicos
12 de novembro de 2024
Cambará comemora recorde de premiações na 29ª edição do “Programa Agrinho Estadual”
24 de outubro de 2024
Alunos do Instituto Bourbon finalizam Curso de Auxiliar de Confeitaria
14 de outubro de 2024
5 dicas práticas para a reta final do Enem
Mais Posts